O “Elas Inovam” teve programação composta por palestra, roda de conversa e Demoday
Nesta terça-feira (7), o StartUP Pará realizou o “Elas Inovam”, evento com foco em inovação e empreendedorismo feminino para marcar o “Dia Internacional da Mulher”, comemorado todo dia 8 de março. O programa é política pública voltada para empreendedorismo de base tecnológica. Ele é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com parceria da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), e o apoio técnico da Fundação Guamá.
O titular da Sectet, Hélio Leite, participou da abertura do evento nesta manhã, ao lado do presidente da Fapespa, Marcel Botelho; da coordenadora do StartUP Pará, Maria Trindade; da diretora de planejamento estratégico da Seplad, Brenda Maradei; e da diretora de projetos da Sedeme, Luciana Ferreira.
A programação do “Elas Inovam”, também foi composta, pela parte da manhã, por uma palestra da professora Maria Trindade sobre “Mulheres na Ciência e Tecnologia” e uma roda de conversa com “Mulheres Empreendedoras Compartilhando sua Experiências e Vivências”. Já a parte da tarde foi preenchida pelo “Demo Day”, com o pitch das propostas que fazem parte do edital Mulher do programa, marcando assim o encerramento da etapa de aceleração do edital 008/2022, com a apresentação dos projetos de negócios ao grande público, avaliadores e investidores.
Foram três meses com oficinas, mentorias, palestras sobre temas relacionados aos negócios. Uma das startups atendidas pelo programa e que fez a sua apresentação é a “Guardiãs do Cacau”, composta por oito mulheres da comunidade de Acaraçu, no município de Acará. Elas produzem produtos como barras de chocolate 70% cacau, bombons de chocolate com cupuaçu, amêndoas de cacau caramelizadas.
Uma das integrantes do grupo, a estudante Dilma Gemaque, conta que foi uma alegria imensa passar pelas etapas do edital Mulher. “Quando começamos a passar nas fases foi uma grande alegria para nós, está sendo uma maravilha para a nossa empresa e este evento ajuda na nossa melhoria, na divulgação e aceleração do negócio”. Ela conta ainda que os planos do grupo é expandir o negócio integrando ainda mais mulheres da comunidade ao projeto, passando a frente, por exemplo, a confecção das embalagens feitas com folha de cacau desidratada.
Exposição
O evento contou ainda com a exposição de produtos e serviço de empreendimentos liderados por mulheres, a Expo StartUP Pará. Um desses empreendimentos é a “Hortência Saboaria” da Lucicleia Siqueira, uma das contempladas por outro edital publicado pelo programa, o edital Inova TerPaz, que foi voltado aos moradores dos bairros atendido pelo programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz). Moradora do Icuí, ela afirma que já aprendeu muito participando do StartUP Pará. “Está sendo muito importante, eu estou agragando valor à marca que eu já tinha, estou participando de palestras, de muitos cursos, conhecimento que estou colocando no meu negócio, tudo por estar participando do edital, estou sendo mais reconhecida”, comemora.
A coordenadora do programa destaca que, desde 2021, o StartUP Pará já lançou nove editais na possibilidade de atender a demanda do público voltada para ideação (novos negócios) e aceleração para quem já tem uma empresa constituída. “Esse editais são voltados a dez áreas temáticas, entre elas bioeconomia e tecnologia de informação e comunicação, que são as propostas que tem atendido o maior número dentro das chamadas”, revela Maria Trindade. Ela ainda informa que para 2023 já estão previstos editais voltados especificamente para a bioeconomia e para soluções dentro do governo.
Serviço: Os editais do StartUP Pará ficam disponíveis na página do programa (https://app.startuppara.com.br/home.startup ) e da Sectet (https://www.sectet.pa.gov.br/ ).
Texto e fotos: Ascom/Sectet