Startup Pará premia 20 projetos selecionados nas Maratonas de Inovação

As Maratonas de Inovação do programa Startup Pará, promovido por meio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e Fundação Guamá, chegaram à reta final com resultados expressivos para o ecossistema de inovação do estado.

O resultado final destacou as 20 melhores ideias, que agora avançam para a Etapa de Incubação, entre outubro e dezembro de 2025. Nessa fase, cada equipe receberá bolsas de R$ 3.200,00 via Fundação Guamá, além de acompanhamento contínuo para transformar protótipos em produtos mínimos viáveis (MVPs). O suporte inclui mentorias em modelo de negócio, validação de mercado, impacto socioambiental, captação de investimentos e tecnologia, além de capacitações práticas em design thinking, prototipagem, pitch training e metodologias ágeis.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Victor Dias, o incentivo às novas ideias é estratégico para o desenvolvimento do Pará.

 
Desenvolvimento e Tecnologia

“Cada iniciativa apresentada nas Maratonas de Inovação é mais do que um projeto, é uma oportunidade de transformar a realidade da nossa região. O Governo do Estado acredita no potencial da juventude empreendedora e investe para que essas ideias saiam do papel, avancem para o mercado e gerem impacto real na vida das pessoas. Apoiar a inovação é apostar no futuro sustentável da Amazônia” afirmou.

Realizadas em Belém, Bragança, Santarém, Tucuruí e Parauapebas, as sete edições dos hackathons reuniram mais de 800 inscritos e 246 participantes ativos, que desenvolveram soluções voltadas a três eixos estratégicos: Bioeconomia & Biotecnologia, Cidades Inteligentes e Tecnologia com Inteligência Artificial.

Durante as etapas, equipes multidisciplinares passaram por processos intensivos de ideação, prototipagem e pitches, com suporte de metodologias ágeis, mentorias especializadas e infraestrutura completa. As propostas foram avaliadas segundo critérios de viabilidade técnica, impacto socioambiental e inovação, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As 20 soluções selecionadas são: Aç(h)aí (Bragança); Agrogene, Bucará, Coqueiro, Eco Coco, Info + Saúde, Informa AI, Lumi, Olha a Coleta, Organo +, TáVago, VazãoTech, Ver-o-Move e Veridia (Belém); AquaCircular, AquaSmart e Iara Tech (Parauapebas); PlantaAi (Santarém); EDU TUTOR PEI e SintetizaJuz (Tucuruí).

Entre os destaques estão iniciativas ligadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, biotecnologia aplicada à agricultura e saúde, mobilidade urbana inteligente e uso de IA para eficiência operacional e serviços públicos.

Segundo o coordenador do programa, Renato Cortez, o próximo passo será decisivo para consolidar os projetos como negócios inovadores e de impacto.

“O investimento em inovação é um investimento no futuro sustentável da Amazônia, conectando tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento regional. Essa oportunidade, mergulhando em aprendizado, conexões e experimentação é mais do que um apoio financeiro, a bolsa funciona como uma alavanca para que os projetos avancem e tragam soluções inovadoras que movimentem a economia e transformem realidades locais” destacou.

Próximos Passos – Cadastro e Formalização
As equipes selecionadas serão contactadas e deverão apontar 1 membro líder para que este indivíduo nos indique o responsável pelo recebimento da bolsa. A partir do contato, o líder irá preencher o cadastro com os dados completos da equipe. Todas as equipes selecionadas também estarão envolvidas no programa Impulso Amazônia, com acesso aos benefícios do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá).

A etapa de incubação será concluída com a apresentação dos produtos/projetos em um pitch final para uma banca de especialistas e investidores como forma de consolidar o programa “Startup Pará” como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento da nova economia na região.

O resultado da seleção pode ser conferido no endereço eletrônico: https://startuppara.com.br/

Texto: Carla Couto – Ascom Sectet

Inovação e Cultura
» Traduzir | Translate »
Ir para o conteúdo