Oportunidades, investimentos e quesitos de inovação foram alguns dos temas abordados durante os dois dias de encontro.
Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET), através do Programa StartUP Pará, o “Igapó Summit – Potencializando startups no Pará” ocorreu durante os dias 21 e 22/08 no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O evento teve como objetivo promover discussões e ampliar conhecimentos sobre diversos âmbitos que estão presentes no cenário do empresariado paraense. Nos dois dias de evento, mais de 120 pessoas entre participação presencial e on-line, entre eles empreendedores inovadores do programa StartUP e do Programa CENTELHA executado na FAPESPA, estiveram presentes palestrantes compartilhando conhecimentos expositores com seus empreendimentos. A abertura contou com a participação do Diretor Científico da FAPESPA, Deyvison Medrada e da Coordenadora do Programa StartUP Pará, professora Maria Trindade.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
O primeiro dia de evento, 21, contou com dois painéis que discutiram temas importantes para o contexto empresarial. O primeiro painel do dia abordou temáticas fundamentais relacionadas a oportunidades de impulsionamento para pequenos negócios, estiveram presentes Carlos Nogueira, investidor de renome da Anjos Brasil, e Gustavo Ishak, agente de soluções empresariais da Mendes Consultoria, tendo como mediadora a Professora Dra. Maria Trindade.
Pela tarde, o segundo painel abordou meios de estruturação de inovações no Pará, com a presença de Renata Novaes, Adriana Dalbert e Maria Caroline Ferreira, mulheres experientes e especialistas sobre modelagem de negócios e bioeconomia na Amazônia.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
Dentre palestras e painéis, também teve um espaço dedicado para empreendedores da região, no qual puderam apresentar seus produtos e serviços inovadores para os participantes do encontro. Miriti Lab, Hortênsia Saboaria, CETE (Centro de Educação e Treinamento em Engenharia), Amazon Rhiira e LT Turismo foram algumas das startups parceiras que divulgaram seus meios de inovar no ecossistema paraense. Desde dispositivos automobilísticos, até serviços turismólogos foram divulgados pelos empreendedores no Igapó Summit.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
No último dia de evento, ocorreram diversas programações pelos espaços do PCT Guamá, palestra sobre segurança cibernética, visitação aos laboratórios de inovação e novas discussões. O dia iniciou com o Cientista da Computação, Allan Costa, o qual pontuou sobre segurança cibernética, proteção de dados e integração entre regulamentos e clientes. Além disso, três laboratórios (LOA, CVACBA e LABTECS) abriram suas portas para explicar seus processos científicos e objetivos no contexto contemporâneo do Pará.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
Ainda no segundo dia, o painel “Ecossistema de Inovação Estadual” abordou potencialidades e tecnologias presentes no estado em suas comunidades tradicionais, com a presença de especialistas no assunto, Gilberto Nobumasa, CEO da ParaOil, Heleno Beckmann, Estrategista Digital e CEO da Fluxo, além de Fabrício Di Paula, empreendedor e líder de inovação.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
Para finalizar o Igapó Summit, investidores discutiram meios para captação de recursos para financiar uma startup, desde programas de aceleração e editais, e até mesmo, qual o melhor momento para obter esses investimentos. O economista Thiago Borges, mediou essa conversa junto com os investidores Carlos Nogueira, Tiago Bara e Andries Oudshoorn.
Fonte: Divulgação StartUP Pará
O Igapó Summit é uma peça-chave no desenvolvimento econômico do Pará, eventos como esse promovem a inserção e potencialização de novos agentes de empreendedorismo e inovação. Para a Coordenação do Programa StartUP Pará “Eventos como este não apenas fortalecem nosso ecossistema de startups, mas também nos aproximam de um futuro mais inovador e sustentável. Agradeço imensamente a todos os palestrantes e participantes por suas contribuições e entusiasmo.