Durante os próximos meses os aprovados na primeira etapa passarão por consultorias e oficinas para aprimorar seus negócios e produtos.
Foto: Divulgação
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET), através do Programa StartUP Pará, deu início nesta quarta-feira, 16, a etapa de aceleração das propostas de startups submetidas ao Edital TECH Empreendedor, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Após a aprovação das propostas na Análise de Mérito e Relevância, inicia-se às reuniões e minicursos de diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento das propostas.
Como parte inicial e principal da trilha do edital, a etapa de aceleração, que tem a duração de 6 meses, promove o aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos essenciais para os setores de inovação e empreendedorismo. Além disso, é durante as palestras e minicursos promovidos por profissionais habilidosos da área, que um empreendedor pode reconhecer suas potencialidades e fraquezas, bem como encontrar soluções para amenizá-las e, também, encontrar parceiros e interessados na ideia.
O Edital TECH Empreendedor tem como foco as áreas de Biotecnologia, Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Mais de 80 projetos estão presentes na aceleração do edital e contam com diversas intenções transformadoras para a população do estado do Pará. Neste edital, a aceleração será dirigida pela Mendes Ishak Amaro Soluções Empresariais.
Adriely Raiol é coordenadora do projeto intitulado “Biolume”, submetido ao edital TECH Empreendedor, e para ela todas as capacitações ao longo do programa serão essenciais para inserir o projeto dela no mercado. “Estou bastante animada, pois a etapa de aceleração traz a oportunidade de aprimorar ainda mais o Biolume, agregando inovação e fortalecendo nosso impacto social”, completa ela.
O Programa StartUP Pará é uma estratégia estadual voltada para o empreendedorismo de base tecnológica, atuando como catalisador para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado do Pará. Até o momento, foram aceleradas 117 propostas de inovação. O Edital TECH Empreendedor está com 86 propostas que já iniciaram a aceleração nesta semana. Essas novas propostas serão aprimoradas e funcionarão como instrumentos estratégicos para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Pará nas áreas de Bioeconomia, Biotecnologia e TIC.