StartUP Pará destaca Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na V Semana Paraense de Ciência e Tecnologia

A V Semana Paraense de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), encerrou suas atividades no último dia 20 de dezembro, consolidando-se como um evento de destaque no cenário de inovação e empreendedorismo na região. Realizada na Ilha do Combu, no Teatro Estação Gasômetro e no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, o evento proporcionou uma imersão no universo da ciência, tecnologia e suas aplicações práticas.

 

O Programa StartUP Pará desempenhou papel crucial no evento, especialmente nos meetups realizados no Teatro Estação Gasômetro, nos dias 16 e 18 de dezembro. Dentre os temas abordados, o destaque foi para a participação intensiva no conceito emergente de GovTech, evidenciando a convergência de inovação e serviços públicos.

 

No meetup “As iniciativas e os desafios da Era GovTech”, realizado em 16/12, renomados especialistas discutiram o papel das GovTechs na gestão pública. Rodrigo Lima, Gerente do Departamento Regional Norte da FINEP, falou sobre a gestão pública, enquanto Reinan Abreu, Coordenador do Laboratório de Inovação e Gestão de Educação a Distância da EGPA, abordou as inovações na EduTech. Barbara Furiati, Líder da Frente de Políticas Públicas na Associação Brasileira de Startups, complementou a discussão.

FOTO: Da esquerda para a direita, Rodrigo Lima, Renata Novaes, Reinan Abreu e Barbara Furiati. 

Por: Gaav, Estagiário do Programa StartUP Pará

A moderadora do meetup, Renata Novaes, enfatizou a importância da colaboração entre setor público e iniciativa privada na busca por soluções inovadoras. “É fundamental que esses diálogos ocorram para impulsionar a transformação digital no governo, promovendo serviços públicos mais eficientes e alinhados às demandas da sociedade”, ressaltou Novaes.

FOTO: Renata Novaes, moderadora do Meetup. Por: Gaav, Estagiário do Programa StartUP Pará.

O conceito de GovTech, tema central de um dos meetups, foi explorado em detalhes, destacando-se como um conjunto de infraestruturas, soluções e atores que utilizam a inovação e a tecnologia para aprimorar serviços e processos públicos. A visão sistêmica do ecossistema GovTech, onde governos colaboram com startups e outros atores, foi enfatizada como chave para impactar positivamente as políticas públicas.

 

As GovTechs, startups focadas em resolver problemas públicos, destacam-se pelo uso de ferramentas digitais, novas tecnologias relacionadas à análise e geração de dados, e por contar com profissionais engajados que transitam entre esferas pública e privada.

 

O segundo meetup, em 18/12, abordou “Oportunidades, Investimentos e Fomentos para Inovação”. Mediado pela Profa. Dra. Maria Trindade (Coordenação do Programa StartUP Pará), o encontro contou com a participação de figuras destacadas, como Rodrigo Lima (FINEP), Deyvison Medrado (Fapespa), Felipe Matos (Vice presidente da Associação Brasileira de Startups) e Bárbara Furiati (Associação Brasileira de Startups).

Foto: Da esquerda para a direita: Rodrigo Lima (FINEP), Felipe Matos (Vice Presidente Associação Brasileira de Startups), Carlos Nogueira (Diretor Geral / Investidor Anjo LATAM), a mediadora Maria Trindade (Coordenação do Programa StartUP Pará), Bárbara Furiati (Associação Brasileira de Startups) e Deyvison Medrado (Fapespa).

Outros temas relevantes foram explorados nos meetups, como “Comunidades como espaços de colaboração, criação e inovação” e “Bioeconomia & Empreendedorismo Potencializando Empreendimentos Locais”, evidenciando a diversidade de temas presentes na Semana Paraense e apresentando modelos de negócios com comunidades de vários municípios do estado.

Da esquerda para a direita: Ely Ribeiro (DonaDelas – Rede feminina de negócios), Rodrigo Souza (Belém Negócios), Rodrigo Marques (Açaí Valley), mediadora Paula Costa (Açaí Valley), respectivamente.

Da esquerda para a direita: Gilberto Hirokazu (CEO da ParaOil) , Maria Trindade (mediadora e coordenadora do Programa StartUP Pará) , Antônio Cruz (CEO do Paladar Amazônico) e Thainara Vasconcelos (Co-fundadora DINAM – Diamante Negro da Amazônia), respectivamente.

Por: Gaav, Estagiário do Programa StartUP Pará.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo