O evento que discute o progresso científico no Brasil aconteceu pela terceira vez na cidade de Belém e contou com diversos projetos de inovação sustentável atendidos pelo programa.
Startups e projetos empreendedores do Pará de caráter inovador e sustentável estiveram presentes, no estande da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O evento, o qual ocorreu na Universidade Federal do Pará, em Belém, visa divulgar todo o avanço científico contemporâneo, mas, também, inserir a comunidade local em experimentos e rodas de conversas, promovendo a democratização do conhecimento acadêmico.
O Programa StartUP Pará se posicionou de forma estratégica no evento com seu propósito de engajar novas empresas de diversos segmentos, apresentar as soluções das startups que participam do programa. As empresas que participam do StartUP Pará são beneficiadas com mentorias de aceleração com possibilidade de subvenção econômica no fim da trilha de acordo com cada chamada pública.
Estiveram na ocasião seis empreendedores, os quais são: Amazon Rhiira, Arborea, CETE, MiritiLab, ParaOil e Replay Energia. Os convidados puderam divulgar suas inovações, propostas de empresa e objetivos, além de exemplificar suas qualificações e diferenciais no mercado paraense, por meio de produtos como: cosméticos, óleos e dispositivos eletrônicos.
Amazon Rhiira: Tecnologia verde para redução de carbono negro de automovéis. Produção de dispositivo alinhador de moléculas de combustível.
Arborea Fitocosméticos: Desenvolvimento de fórmulas cosméticas naturais, sustentáveis e advindas da região amazônica para uso capilar.
CETE: Criação de uma plataforma multi área de geração dinâmica de testes para aferição de conhecimentos de diversos níveis de estudo.
MiritiLab: Formulação de kits educacionais feitos com miriti, visando um melhor desenvolvimento pedagógico dos usuários.
ParaOil: Produção de óleos e manteigas feitas a partir de raízes e sementes amazônicas. Fortalecer a cadeia produtiva local por meio dos relacionamentos com as comunidades extrativistas.
Replay Energia: Recuperação e transformação de resíduos plásticos em combustíveis.
De acordo com a coordenação do Programa StartUP Pará este evento é um marco importante para a região paraense, proporciona um espaço para o compartilhamento de ideias inovadoras, pesquisas e a colaboração entre diferentes instituições e a apresentação de soluções que podem transformar a realidade contemporânea, o que vem ao encontro do objetivo do Programa que tem como meta principal fomentar a criatividade e a experimentação, promovendo o surgimento de novos negócios.