LANÇAMENTO DO EDITAL DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação

O Projeto Piloto “Codifique o Futuro” é mais uma grande oportunidade de fazer Ciência e Tecnologia a serviço da sociedade. É a Robótica na Educação ajudando a construir pontes para mitigar os desafios encontrados pela comunidade.

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) levou para Castanhal através do Programa StartUP Pará em parceria com a EETEPA São Lucas um projeto que irá atrair, motivar e estimular a comunidade escolar, principalmente os alunos  a praticar Ciência de forma empreendedora e inovadora.

 

Segundo a coordenadora do Programa StartUp Pará, professora Maria Trindade, este edital será a porta de entrada destes alunos no mundo da Ciência e Inovação empreendedora. “A tecnologia é parte do cotidiano de todos nós, e quando falamos em ensino e aprendizagem usar a robótica é inovar no aprendizado. Com a programação e robótica os alunos estimulam sua criatividade, eles aprendem a trabalhar em equipe, a utilizar a lógica, a entender sobre prototipagem, teste, erro, adequações e acertos — tudo isso se divertindo e desmistificando o uso de tecnologias”, comunicou ela.

 

Ademais, além dos estudantes aliarem empreendedorismo e inovação a programação e robótica proporciona que os estudantes tenham autoconhecimento, desenvolvam suas habilidades e tenham melhor compreensão de responsabilidade além de aprender a lidar com a resolução de problemas.

 

O Edital foi apresentado nesta segunda-feira, dia 26 de junho, na Escola São Lucas, foi apresentado para toda a comunidade escolar, enfatizando o objetivo, as etapas, o regulamento, a premiação e a metodologia que será utilizada:  STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Foto: Divulgação

Além de todo o conhecimento na área da robótica na educação, os alunos participantes passarão por uma formação teórica e prática, até chegarem na construção de protótipos que venham ajudar a  solucionar questões na comunidade do entorno da escola, com foco em temáticas atuais como: sustentabilidade, energia, logística, desenvolvendo valores essenciais que formam cidadãos conscientes e profissionais qualificados para o mundo do trabalho.

 

A chamada visa apoiar e incentivar os estudantes em projetos de robótica com foco em competições e resolução de problemas. Os estudantes aprenderão a projetar, construir e programar robôs para competições e para resolver problemas da comunidade local.

Foto: Divulgação

Ao final do projeto, a equipe vencedora e sua respectiva escola receberão uma premiação de incentivo tecnológico. Os alunos terão também a oportunidade de participar de outros eventos de robótica em nível estadual e nacional.

“É muito importante porque democratiza a educação, levando para as Eetepas do interior as mesmas oportunidades que se encontram na capital. Com esses conhecimentos e habilidades nossos alunos poderão desenvolver ainda mais a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe, abrindo a mente para um futuro que já chegou que é o da robótica na educação”, informou a coordenadora pedagógica da EETEPA São Lucas, professora Márcia Andreia.

Foto: Divulgação

Kit de Robótica – Lego – Spyke

Doados pela Sectet provindo do Projeto Amazon Maker, os kits de robótica foram destinados às escolas Escola Estadual Maria das Mercês de Oliveira Conor, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Paulo César Coutinho Rodrigues – CAIC. O projeto Amazon Maker, traz a ideia do “faça você mesmo”, onde se pode fabricar, construir, consertar e recriar objetos com auxílio das próprias mãos.

Através desses equipamentos, será possível introduzir o pensamento computacional entre os estudantes, trabalhar códigos e a montagem de circuitos robóticos. Tudo isso vai possibilitar que os alunos tenham noção de como a robótica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

Roda de conversa

Durante o lançamento do edital, ocorreu a roda de conversa que teve como temática “Robótica e Inteligência artificial: Os avanços da tecnologia e o perfil do profissional do futuro” com os professores Alexandre Reis e Nildo Alencar. Na conversa, foi destacada a importância da robótica e da inteligência artificial no atual cenário, além de enfatizar o mercado de trabalho dentro destas respectivas áreas.

Foto: Divulgação

O professor Nildo Alencar, ressaltou a relevância do lançamento do edital de programação e robótica na educação, além de pontuar que este edital, pode e deve ser um ponto de inflexão na vida dos jovens da EETEPA Escola das Artes São Lucas já que o mesmo é um ponto de partida para criar oportunidades e revelam os melhores talentos em vários cursos.

 

“A SECTET está de parabéns pela excelente iniciativa com esse projeto, que veio em um momento bastante relevante e oportuno com a iminente chegada da COP30 aqui no Pará. Além disso, os jovens que receberem os conteúdos ministrados por nós, criarão suas equipes e desenvolvem projetos que irão impactar o meio ambiente e comunidade escolar. Poderão inscrever seus projetos em concursos nacionais e internacionais. Dessa forma, exercendo a cidadania e o protagonismo, se tornarão agentes de mudança, contribuindo significativamente com a sociedade” apontou o professor Nildo Alencar que está motivado a realizar um excelente trabalho e, tem certeza que o aluno e toda a comunidade escolar serão beneficiados pelo projeto.


Texto: Maria Rita Araújo (Estagiária da StartUP Pará/Sectet)

Acessar aqui o portal para submissão das equipes na plataforma do Startup Pará:  Plataforma Startup Pará

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo