Programa do governo do Estado, desenvolvido pela Sectet, promoveu feira de empreendimentos com destaque para produtos inovadores no mercado
Produtos com pouca evidência no mercado, oriundos do saber tradicional, e que mantêm a floresta em pé, são impulsionados pela Deveras Amazônia Ltda, empresa de alimentos como geleias e licores, localizada em Santarém, oeste do estado. O empreendimento, atendido pelo Startup Pará, foi um dos novos negócios que participou da Expo Startup Pará promovida pelo programa no município, nos dias 2 e 3 deste mês.
Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o programa Startup Pará auxilia o desenvolvimento de ideias inovadoras, e promove a geração de negócios. A feira realizada, neste início de março, em Santarém, contou com a participação de dezenas de empresas assistidas pelo programa do governo estadual. O evento ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), durante a ativação do Centro de Inovação da ACES Tapajós (CIAT).
“Eventos que tenham interação com o ecossistema de inovação na Amazônia são de extremo valor para o fortalecimento da cadeia de bioeconomia na região. É uma oportunidade de conhecer outras iniciativas, e ainda de fazer network, gerar visibilidade e mostrar o valor da biodiversidade amazônica”, reforça Valéria de Moura, CEO da empresa Deveras Amazônia Ltda.
Coordenadora do Startup, Maria Trindade observou que “Santarém e a região Tapajós vêm se destacando quando assunto é inovação. 31 propostas do município participaram de diferentes editais do programa e estiveram na Expo Startup Pará. Essa oportunidade ocorre por meio da conexão dos atores e apoio do governo do Estado, inclusive fazendo referência ao centro de inovação, um instrumento para o desenvolvimento sustentável da região”, disse ela.
Até agora Santarém foi o segundo maior município com mais submissões de ideias nos editais do programa. Durante a programação, os expositores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos ao público. A empresa Ekilibre mostrou exemplos da biotecnologia aplicada no desenvolvimento de produtos, utilizando sementes, raízes e frutos com bioativos amazônicos de alta performance.
“O carimbo “Amazônia” no cenário nacional e internacional, é incontestável e veio para ficar. Não é somente uma construção de marketing, mas nós, autenticamente, fazemos parte da realidade da floresta amazônica. Ao participar desta feira temos a oportunidade de expor os itens que fabricamos e que vêm sendo premiados no Brasil e no exterior”, enfatiza Maria José Freitas, sócia proprietária.
Um showcase sobre oportunidades e jornadas de empreendedorismo foi realizado no evento, com destaque sobre os editais abertos, e as trilhas de capacitações realizadas pelo Startup Pará. Essa foi a segunda feira de inovação realizada pelo programa. A primeira foi ano passado durante o Inova Day, evento do programa Decola, iniciativa da Universidade do Estado do Pará. A equipe técnica planeja a realização de mais uma feira, definida como Elas Inovam, prevista para a próxima terça-feira, 07, e que visa dar visibilidade ao empreendedorismo feminino.
Além dessas oportunidades, iniciativas atendidas pelo programa também já marcaram presença na Feira da Indústria do Pará, FIPA, e na Feira Pará Negócios, ambas realizadas no ano passado e com grande relevância na região Norte.
Por: Ascom Sectet.