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Comunidade escolar promove desenvolvimento sustentável através de soluções tecnológicas

Por meio do Edital N/5 0001/2022 Hackathon – Educação e Ideias Sustentáveis, alunos e professores buscam soluções tecnológicas para a melhoria da realidade escolar.

Nos dias 25, 26 de abril e 5 de maio, ocorreram as atividades de acompanhamento relacionadas ao edital n° 5 0001/2022 Hackathon – Educação e Ideias Sustentáveis, que diz respeito a uma iniciativa do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – SECTET e tem como objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas que buscam facilitar a realidade do cenário escolar e promover um ambiente de inovação e colaboração entre a comunidade.

Buscando inovações sustentáveis que gerem um melhor desenvolvimento e qualidade de vida para os envolvidos, o desafio era promover o desenvolvimento sustentável através de soluções tecnológicas capazes de reduzir e/ou mitigar o desperdício proveniente do espaço escolar.  

No formato presencial e online nos seguintes dias, os trabalhos apresentados tiveram como temáticas: o desperdício de água, de papel, de descartáveis, de comida, de energia e outros e o público alvo que participou do desafio foram estudantes paraenses de graduação e ensino técnico do ensino público do estado do Pará.

Projetos aprovados

Foram aprovados 5 projetos, sendo 3 do Ensino Profissional e Tecnológico e 2 do Ensino Superior e a premiação perpassa pelas bolsas ofertadas no valor de R$ 400,00 reais a R$ 1000,00 reais com vigência de 12 meses. 

Em formato online, a comissão avaliadora do edital, Alessandra Arnund, Áurea Santos e Eldrya Castilho, reuniram-se com as alunas Raianda Maria Nunes (IFPA – Campus Itaituba) e Camila Marcela Oliveira da Silva (UEPA – Campus Cametá) no intuito de acompanhar a execução dos projetos aprovados.

Na ocasião as alunas apresentaram seus projetos, além  das ações desenvolvidas com a comunidade escolar das mesmas e como vem destinando a bolsa para compra de material e para as ações futuras. Após a apresentação, a comissão parabenizou o andamento das atividades, fez contribuições e sugestões para o aprimoramento no que tange a sustentabilidade do cenário escolar/acadêmico.

(Reunião online com as alunas dos projetos aprovados no edital Hackathon.)

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Ademais, a comissão avaliadora do edital, também visitou e reuniu (presencialmente) com os alunos da EETEPA – Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, no bairro da Campina, com o objetivo de acompanhar as atividades executadas pelos projetos aprovados. Estiveram presentes na reunião o diretor da escola, David Cordeiro, a coordenadora pedagógica, Mônica Cordeiro e o professor orientador dos projetos, Alexandre Reis. 

 

Após a fala do diretor da escola, os alunos apresentaram seus projetos, as ações desenvolvidas com a comunidade escolar dos mesmos, como vem destinando a bolsa para compra de material e as ações futuras. Depois da apresentação a comissão parabenizou o andamento das atividades, fez algumas perguntas, colocações, contribuições e sugestões para o aprimoramento no que tange a sustentabilidade do cenário escolar

Foto: Divulgação.

No dia 05 de maio de 2023, de forma presencial, a comissão avaliadora do edital, Alessandra Arnund e Eldrya Castilho, visitou e se reuniu com os alunos da EETEPA – Paes de Carvalho, também no bairro da Campina.

Além dos alunos esteve presente na reunião o professor orientador do projeto, Juvanildo Alencar. O aluno Natanael Magno apresentou o projeto, as ações desenvolvidas com a comunidade escolar do mesmo, como vem destinando a bolsa para compra de material e as ações futuras. Depois da apresentação a comissão parabenizou o andamento das atividades, fez algumas perguntas, colocações, contribuições e sugestões para o aprimoramento no que tange a sustentabilidade do cenário escolar.

Foto: Divulgação.

Ao término de cada reunião presencial, a comissão visitou a escola conhecendo os espaços onde o projeto é executado e também teve a oportunidade de conhecer outros projetos desenvolvidos pelos alunos.

Texto: Maria Rita Araújo (Estagiária da StartUP Pará/Sectet)

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