Certificação do Edital Nº 001/2023: Codifique o Futuro – Sucesso na Integração de Robótica e Educação em Castanhal

No dia 19 de dezembro de 2023, a EETEPA São Lucas foi palco da cerimônia de certificação da Etapa I do Edital Nº 001/2023 “Codifique o Futuro: Programação e Robótica na Educação”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), através do Programa StartUP Pará. O evento marcou o encerramento desta fase do projeto, que visou apoiar estudantes em projetos de robótica educacional com foco em competições e resolução de problemas na comunidade de Castanhal.

A chamada atraiu a participação de alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio regular do município de Castanhal. O referido edital foi divido em 4 etapas e a etapa I ocorreu no período de 07 de novembro a 19 de dezembro de 2023, a qual foi orientada pelos professores Alexandre Fernandes e Cláudio Araújo ao longo da Etapa I, trabalhando as seguintes temáticas: Robótica na Atualidade, Introdução ao Estudo de Robótica com Arduíno, Lógica de Programação com Arduíno, Introdução ao Estudo de Circuitos Elétricos, Sensores para Arduíno: LDR, Ultrassom, Trabalhando com Motores: Servo Motor e Desenvolvimento de Protótipos de Robótica com Arduíno, assim sendo, os alunos absorveram os conceitos básicos de programação para robôs e aplicabilidade em projetos

Na cerimônia de certificação, estiveram presentes a coordenadora do Programa StartUP Pará, Maria Trindade, e as técnicas Alessandra Arnund e Márcia Moura, que acompanharam de perto o progresso dos alunos ao longo da etapa. Também participaram os alunos das escolas públicas do município de Castanhal que foram aprovados no processo e participaram das aulas na Etapa I.

Maria Trindade, em seu discurso, ressaltou a importância de políticas públicas relacionadas à educação, especialmente para os municípios do estado, e destacou o papel fundamental do edital no desenvolvimento das habilidades e criatividade dos alunos para resolverem problemas sociais. Márcia Moura reafirmou a importância de ações dessa magnitude, incentivando os alunos a participarem e se envolverem em novas experiências, enfatizando ainda a participação de alunas em uma área ainda dominada por homens.

Alguns alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, destacando a aprendizagem de conteúdos diversos e a imersão prática no universo da programação. O edital obteve êxito na Etapa I, e mesmo com algumas ressalvas, abriu caminho para futuras edições, consolidando-se como um instrumento valioso na promoção da ciência, tecnologia e inovação na educação de Castanhal.

O Programa StartUP Pará reitera seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento educacional e tecnológico, preparando os alunos para os desafios do futuro.

 Por: Maria Rita Araújo, estagiária do Programa Startup Pará.

 

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo