Foto: Divulgação
Como instrumento de incentivo ao empreendedorismo no estado, o Programa StartUP Pará, executado pela Secretaria de Estado, de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), finalizou no mês de dezembro a 1ª etapa do período de Aceleração do Edital TECH Empreendedor lançado em maio de 2024. Uma trilha que auxilia no desenvolvimento de empresas e até aquelas que estão apenas no campo das ideias. Os editais do StartUP Pará impulsionam o empreendedorismo desde a sua essência.
O período de aceleração consiste em proporcionar atividades que impulsionam os projetos de empreendimentos aprovados no referido edital, através de mentorias, palestras e workshops, por exemplo. Essa trilha é executada para que o modelo de negócio, o produto final e outros aspectos que compõem um empreendimento possam ser estruturados com maior rigor e viabilidade de atuação no mercado.
A 1ª etapa da aceleração do Edital TECH Empreendedor foi composta por 6 módulos que foram responsáveis em promover uma imersão nos diversos âmbitos da criação de um negócio no estado do Pará, desde posicionamento em redes sociais até legislação contábil foram apresentados nas palestras e mentorias, um processo que durou 2 meses com encontros presenciais e online.
Rodolfo Homci é Engenheiro Químico e um dos integrantes do Edital TECH Empreendedor e conta como esse processo tem sido importante para sua startup. “Dentro do TECH Empreendedor tenho interagido não só com a questão técnica do negócio, como noções em finanças, gestão […] Além do networking que é muito enriquecedor com pessoas do mercado, então isso é maravilhoso”, explica.
Para Quesia Pavão, doutora em Agronomia e empreendedora no ramo do aproveitamento do caroço do açaí, participar da aceleração do TECH é de extrema importância para estruturar o seu negócio e transpor ideias para prática empreendedora. “Está sendo fundamental, porque prepara para todas as fases, no jurídico, na venda, no branding de marca e até mesmo no planejamento orçamentário”, completa ela.
A empreendedora do ramo de cuidados veterinários em domicílio, Ewelyn Silva, aborda a importância da aprendizagem dos detalhes que compõem a estruturação de uma empresa. “É muito importante que essa organização seja feita desde o início mesmo, para que quando chegue o momento de escalar […] a gente já tenha essa organização básica”, explica.
A trilha de aceleração do Edital TECH Empreendedor conta com 3 etapas e 20 módulos de ensino e mentoria sobre diversos assuntos que moldam a gestão de uma startup.
A partir de editais como o TECH Empreendedor, o Programa StartUP Pará reforça seu papel enquanto ferramenta de incentivo ao empreendedorismo no território do estado do Pará.