Pesquisar
Close this search box.

STARTUP PARÁ 4.0 DESBRAVANDO A ERA GOVTECH

Foto: Divulgação

O Lançamento do site StartUp Pará 4.0 e Edital N° 002/2023 seleção Bootcamp GOVTECH 2023, foi um evento organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (SECTET), através do Programa Startup Pará, que ocorreu na última sexta-feira de junho, dia 30.

O evento, com foco em inovação e empreendedorismo, visou o lançamento do Edital Bootcamp GovTech, uma iniciativa voltada para promover a modernização e a transformação digital do setor público, estimulando a aproximação entre empreendedores e o governo buscando impulsionar a inovação e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela administração pública.

Foto: Divulgação

A mesa de abertura do evento foi composta pelos seguintes convidados: o Senhor Washington Corrêa, diretor da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DETEC) representando o Senhor Hélio Leite, Secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (SECTET);

Foto: Divulgação

a senhora Gabriela Duarte, Diretora de Desenvolvimento de Gestão, representando a senhora Eliete de Fátima Braga, Secretária da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD);

Foto: Divulgação

O senhor Deyvison Medrado, Diretor Científico representando o senhor Marcel Botelho, Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA);

Foto: Divulgação

e a Professora Maria Trindade, Coordenadora do Programa Startup Pará.

Foto: Divulgação

Além destes, se fizeram presentes no evento o senhor Adriano Lucheta – Diretor do Instituto Senai de Inovação em Tecnologia Minerais;

Foto: Divulgação

Vitor Sales – Secretário Adjunto em exercício da SECTET;

Foto: Divulgação

Eli Sozinho – Subsecretário Administrativo Tributário da SEFA e

Foto: Divulgação

Jorge de Figueiredo – coordenador técnico da Fundação Guamá

Foto: Divulgação

O evento contou com a palestra ilustre da professora Mestra, Renata Novaes, tendo como temática “Vamos falar de GovTech?”, a qual elucidou questões sobre o eixo.

Foto: Divulgação

Eixo GOVTECH 

O eixo GOVTECH é um componente estratégico do Programa StartUP Pará, que busca conectar startups visionárias e órgãos governamentais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que otimizem os serviços públicos, impulsionando a eficiência, a transparência e a participação cidadã. Ao incentivar a participação das startups no processo de transformação governamental, o programa StartUP Pará abre espaço para soluções disruptivas e criativas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paraenses.

Para o setor público, o eixo desempenha um papel crucial ao fornecer treinamento e capacitação para a contratação de soluções oferecidas por startups, ajudando os funcionários públicos a entenderem como identificar e selecionar as melhores opções tecnológicas para atender às necessidades governamentais. Além disso, o programa auxilia na identificação e indicação de startups GOVTECH, facilitando a colaboração entre essas empresas e os órgãos públicos. Já para as startups a vantagem é a possibilidade de obter o selo GOVTECH, que reconhece as empresas como parceiras confiáveis e especializadas em soluções para o setor público. Abrindo portas para novas oportunidades de negócios e contratos governamentais, o eixo oferece treinamentos e capacitações específicas para auxiliar as startups a compreenderem as demandas e processos do setor público, permitindo que desenvolvam soluções alinhadas às necessidades governamentais. E para a sociedade civil a tecnologia tem o poder de revolucionar a forma como o governo se relaciona com os cidadãos e entrega seus serviços. Nesse sentido, o Eixo GOVTECH é o caminho para uma administração pública mais ágil, eficiente e conectada com as necessidades da sociedade, pretendendo atrair startups e empreendedores que estejam dispostos a enfrentar os desafios do setor público, propondo soluções inovadoras em diversas áreas temáticas.

 

Para saber mais, junte-se ao StartUP Pará nessa iniciativa pioneira e seja protagonista da transformação

Foto: Divulgação

E para finalizar o evento a coordenadora do Programa StartUp Pará, professora Maria Trindade, apresentou o Edital de N° 002/2023 Seleção Bootcamp Govtech 2023, repassando informações relevantes (objetivo, público alvo, eixos temáticos, critérios de seleção, cronograma) e como será o processo de inscrição.

Foto: Divulgação

O edital Bootcamp GOVTECH tem como objetivo principal aprimorar os processos de vendas das startups junto ao poder público, fomentar a criação de soluções inovadoras e eficientes para os desafios enfrentados pelo governo, promover o networking entre empreendedores, especialistas do setor e representantes do governo e apoiar o desenvolvimento de projetos piloto de GovTech que possam ser implementados em parceria com o governo. 

O governo do Pará reconhece que a tecnologia tem o poder de transformar a maneira como os serviços públicos são entregues à população. Tendo em vista isso, o Edital 02/2023 Bootcamp GovTech tem como público empresas paraenses de base tecnológica, denominadas startups, com soluções Govtech com capacidade de gerar valor para o setor público.

As inscrições serão realizadas no período de 03 de julho a 04 de setembro de 2023 no site do StartUp Pará  https://app.startuppara.com.br/public/edital/edital.startup?id=14

Texto: Maria Rita Araújo (Estagiária da StartUP Pará/Sectet)

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo