Propostas do Edital StartUP Pará Mulher tem seu Resultado Homologado

O Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), no uso de suas atribuições conferidas por Lei, dentro da Ação Orçamentária Desenvolvimento de Empresas Inovadoras – Startup Pará, como Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica, tornou público, em 15 de junho de 2023, o resultado do Edital StartUP Pará Mulher.

 

 O Programa StartUP Pará, é um programa do governo que visa oferecer apoio técnico e financeiro à ideação de projetos/propostas e empresas nascentes de base tecnológica (nomeadamente startups) para se tornarem negócios viáveis e escaláveis. Nesse contexto o Edital StartUP Pará Mulher teve como premissa apoiar ideias inovadoras gerenciadas por mulheres visando promover e reconhecer a participação da mulher no empreendedorismo e inovação, favorecendo a autonomia econômica, o exercício pleno da cidadania, o equilíbrio dos gêneros no ecossistema paraense de inovação, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado.

O edital disponibilizou apoio técnico para até 20 (vinte) propostas de ideias inovadoras gerenciadas por mulheres, das quais até 15 (quinze) poderão receber apoio financeiro não reembolsável na forma de subvenção.

Legenda: Roda de Conversa sobre Empreendedorismo Feminino seus Desafios e Oportunidades

Segundo a professora Maria Trindade, coordenadora do Programa StartUP Pará, o edital Startup Pará Mulher Nº 008/2022 foi um marco, entre as iniciativas: ele teve o maior número de propostas submetidas, não concluídas para inscrição. “Além disso, os projetos aprovados são de alto nível e revelam que muitas mulheres, felizmente, já fazem e/ou desenvolvem negócios com potencial para o desenvolvimento do Estado”, afirma.

Legenda: Demoday do Edital Startup Pará Mulher no Evento Elas Inovam

Das 20 propostas que participaram da Aceleração,  17 foram selecionadas para contratação de apoio financeiro. Ao final das etapas previstas no edital irão constituir uma empresa com sede administrativa no estado do Pará para o recebimento do recurso financeiro.

Legenda: Empreendedora assistida através do Edital Startup Pará na Feira Faça Negócios.

Foram apoiados, e indicados pela proponente na proposta um dos setores: Bioeconomia, Biotecnologia, Educação, Turismo, Tecnologia da Informação e Economia Criativa.

Legenda: Produtos da Startup Rota do Mel participando junto com o Programa Startup Pará no evento Pará Negócios.

Para efeitos deste edital os setores da Economia Criativa aptos a participação foram: artesanato, cinema e vídeo, arte digital, arquitetura, cultura alimentar/gastronomia, designer de moda e estética. Sendo elas:


  1. Tremidão: uma gota da Amazônia para uma experiência única (Tatiana Sinimbu Lima)

  2. Rota do Mel na Ilha do Combu (Izete dos Santos Costa)

  3. Mulheres empreendedoras no beneficiamento do Cacau (Keila Simone)

  4. Canoa&Cacau: Plataforma de experiência ribeirinha (Noanny Guimarães Maia)

  5. Criativas Embalagens (Camila Lopes Raposo)

  6. Antúrio: um olhar amazônico para o desenvolvimento de produtos sustentáveis (Antonia Arlete de Sousa)

  7. Casa Tipiti Produções (Camila Bastos Machado)

  8. Utilização de drones para monitoramento, avaliação e inspeção de fachadas de edifícios e obras arquitetônicas (Karoline Dantas dos Santos)

  9. Vai Menina – empreendedorismo digital (Natália Rita de Figueiredo Friche)

  10. Papel Semente: um negócio de impacto socioambiental (Carla Letícia dos Reis Costa)

  11. Plataforma Alto Valor (Larissa Carreira da Cunha)

  12. Guardiãs do Cacau: desenvolvendo a bioeconomia local através da produção de chocolate natural da Amazônia (Janayna Galvão de Araújo)

  13. Edtech para capacitação profissional de jovens engenheiros (Mayara Gonçalves Costa)

  14. Docinhos Inovados Leão (Maria do Socorro Leão Pereira Goes)

  15. Ilustrações em realidade aumentada (Amanda Moura Rocha)

  16. Marketing em Rede para mulheres empreendedoras (Ana Caroline de Assunção Ribeiro Barral)

  17. Tricotando (Giovanna Maria Caetano Braga)


Observações

As propostas aprovadas enviaram documentação atualizada para a habilitação, encaminhada em arquivo único em pdf em link a ser disponibilizado.  As demais orientações serão enviadas por e-mail. 

Para outros esclarecimentos: startup.para@sectet.pa.gov.br


Texto: Maria Rita Araújo (Estagiária da StartUP Pará/Sectet)


plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo