Pesquisar
Close this search box.

Palestrantes Renomados Compartilham Experiências de Inovação na Administração Pública no Bootcamp Govtech

No dia 15 de março, o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá foi palco do tão esperado Bootcamp Govtech, um evento que reuniu empreendedores, gestores públicos e especialistas para discutir e impulsionar a inovação no setor público.

Organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, SECTET, por meio do Programa Startup Pará em parceria com diversos órgãos e instituições, o evento teve como objetivo promover o diálogo e criar oportunidades para soluções tecnológicas que possam transformar a administração pública paraense.

Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de interagir em diversas atividades, desde palestras inspiradoras até apresentações de startups inovadoras. O evento foi estruturado em um roteiro dinâmico, que proporcionou momentos de aprendizado e networking.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades como Jorge Figueiredo, coordenador de Atração e Consolidação de Empreendimentos da Fundação Guamá, que destacou a importância da inovação para o desenvolvimento do Estado.

Seguido pela coordenadora do Programa Startup Pará, Professora e Doutora Maria Trindade, que abriu, oficialmente o evento com sua fala sobre a importância do conhecimento e parceria de Startups com o poder público.

Uma das palestras mais aguardadas foi a de Fabiano Souza, Secretário da Fazenda e de Ciência e Tecnologia de Araguaína, Tocantins, que abordou o tema “Governo Digital, Cidades Melhores para Pessoas”. Sua apresentação trouxe insights valiosos sobre como a tecnologia pode ser aliada na criação de cidades mais inteligentes e humanas.

Além das palestras, o evento também foi marcado pela apresentação de startups em diferentes estágios de desenvolvimento. Destacamos algumas delas:

Edu-chain: Plataforma para controle de ações sustentáveis nas escolas públicas.Igapó – Inteligência das Florestas: Catalisador para o progresso sustentável na Amazônia.

ZARPAR PASSAGEM BARCO TECH SOLUTIONS: Solução para o gerenciamento eficiente de embarcações governamentais.

SafeSpect – Plataforma de IA para Detecção de Ameaças: Aborda a segurança pública no estado do Pará, propondo uma solução inovadora utilizando inteligência artificial.

REDES LOCAIS: Plataforma para identificar, mapear, comunicar, capacitar e promover a inclusão digital empreendedora.

Uma das palestras mais destacadas foi intitulada “Como a administração pública e ecossistemas de inovação podem cooperar para resolver grandes desafios sociais?”, conduzida por Rafael Gonçalves, Líder de Inovação do SEBRAE NA. Em sua apresentação, Rafael abordou a importância da cooperação entre o poder público e os ecossistemas de inovação para enfrentar desafios sociais significativos. Sua experiência como gestor de projetos de inovação aberta trouxe insights valiosos sobre como as startups podem colaborar com o governo para encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.

Outra palestra de destaque foi “Inovação aberta com o setor público – Como o maior parque tecnológico de inovação urbano no Brasil está lidando com a inovação no setor público”, ministrada por Caroline Carneiro, Gestora de Projetos de Inovação Aberta do Setor Público na Doca Digital do Núcleo de Gestão do Porto Digital. Com sua vasta experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público, Caroline compartilhou casos de sucesso e desafios enfrentados na implementação de inovação aberta em diferentes instituições, incluindo Compesa, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Além disso, os participantes puderam aprender com Fabiano Souza, Secretário da Fazenda e de Ciência e Tecnologia de Araguaína, Tocantins, em sua palestra “Inovação na Gestão Pública – Possibilidades e resultados obtidos por Araguaína”. Fabiano compartilhou as experiências do município de Araguaína, que se destacou como o primeiro do país a utilizar o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) para aquisição de tecnologia de startups para o setor público.

O Bootcamp Govtech faz parte do Programa Startup Pará, uma iniciativa do governo estadual que visa oferecer apoio técnico e financeiro a startups e empreendedores de base tecnológica. Tendo como missão promover a inovação e o empreendedorismo no estado, incentivando a colaboração entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil para resolver desafios sociais e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Com eventos como esse, o Pará se consolida como um polo de inovação e tecnologia, contribuindo para o crescimento econômico e social da região.

Por: Maria Rita Araújo, estagiária do Programa Startup Pará.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo